Bloco 1: Dom José começa perguntando por que devemos ser misericordiosos e cita a passagem bíblica de Mateus 5,7: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. Fala do motivo que nos leva a ser misericordiosos: 23.“Por isso, o Reino dos Céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos. 24.Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25.Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26.Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei tudo!’. 27.Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28.Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: ‘Paga o que me deves!’ 29.O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: ‘Dá-me um prazo e eu te pagarei!’. 30.Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. 31.Vendo isso, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32.Então, o senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. 33.Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?’. 34.E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 35.Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo o seu coração” (Mateus 18,23-35).
Fala do valor da dívida, 350 toneladas de ouro, do devedor da parábola.
Nem vendendo tudo o que temos poderemos pagar nossa dívida com Deus. Trata-se de uma dívida impagável, mas Deus nos perdoa totalmente, gratuitamente. Fala da oração do Pai Nosso: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Bloco 2: Dom José fala de compaixão e cólera, misericordia e ira de Deus. Relembra a parábola (Mateus 18,23-35). Apresenta a radiografia da humanidade: Todos pecaram e estão privados da glória de Deus. Se eu não perdoar o meu irmão, Deus também não pode me perdoar. Fala do motivo do perdão. O motivo é um só: sentenciamos Jesus à morte. Contraímos uma dívida impagável. E, se recebemos o perdão de Jesus, devemos perdoar os outros incondicionalmente. Como Jesus diz na parábola, devemos perdoar de todo o coração. Perdoar não é esquecer, é lembrar e sentir misericórdia. Perdoar não significa reconciliação. E cita: “14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. 15. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará” (Mateus 6,14-15).