Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre Mateus 12,29 e um texto de São João Crisóstomo:

Mateus 12,29 (I) – Discussão sobre um milagre

ἢ πῶς δύναταί τις εἰσελθεῖν εἰς τὴν οἰκίαν τοῦ ἰσχυροῦ καὶ τὰ σκεύη αὐτοῦ ἁρπάσαι, ἐὰν μὴ πρῶτον δήσῃ τὸν ἰσχυρόν; καὶ τότε τὴν οἰκίαν αὐτοῦ διαρπάσει

 

“Como pode alguém penetrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens, sem ter primeiro amarrado este homem forte? Só então pode roubar sua casa”.

“‘Como pode alguém penetrar na casa de um homem forte?’ Por estas palavras se vê bem claro que Satanás não pode expulsar Satanás, pois é evidente que ninguém pode expulsar outro se não for superior a ele. Isto que o Salvador diz é continuação do que dissera antes, mas agora com mais força; porque disse: ‘estou tão distante de me servir do diabo como meu coadjutor que, pelo contrário, combato-o e o tenho atado; a prova disso é que eu saqueio seus vasos’”.

“Demonstra, assim, o contrário do que eles queriam dizer a Seu respeito, e mostra que não só atou os demônios, mas o príncipe dos demônios, como mostram as obras que fez; porque, como poderia saquear os demônios se não venceu o príncipe deles? A mim tudo isso parece ser uma profecia, pois não só expulsa os demônios como dissipará o erro de toda a face da Terra e fará inúteis todos os esforços do diabo”.

São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum
homilia 41, 2