Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre Mateus 12,39-40 e um texto de São João Crisóstomo:
Mateus 12,39-40 (I) – O sinal de Jonas
ὁ δὲ ἀποκριθεὶς εἶπεν αὐτοῖς· γενεὰ πονηρὰ καὶ μοιχαλὶς σημεῖον ἐπιζητεῖ, καὶ σημεῖον οὐ δοθήσεται αὐτῇ εἰ μὴ τὸ σημεῖον Ἰωνᾶ τοῦ προφήτου. ὥσπερ γὰρ ἦν Ἰωνᾶς ἐν τῇ κοιλίᾳ τοῦ κήτους τρεῖς ἡμέρας καὶ τρεῖς νύκτας, οὕτως ἔσται ὁ υἱὸς τοῦ ἀνθρώπου ἐν τῇ καρδίᾳ τῆς γῆς τρεῖς ἡμέρας καὶ τρεῖς νύκτας.
Respondeu-lhes Jesus: “Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra”.
“As palavras deles exalam adulação e ironia. Antes injuriaram o Senhor, chamando-o de endemoninhado, e agora o adulam, chamando-o de mestre. Por isso o Senhor os censura com veemência e, ao respondê-los, disse: ‘Esta geração adúltera e perversa pede um sinal’. Quando ultrajavam o Senhor, este lhes respondia com doçura, e, quando o adulam, responde-lhes com severidade, manifestando-nos que é superior a ambas as paixões: nem é levado à ira pelos insultos, nem amolece com a adulação. Tudo o que o Senhor disse se reduz ao seguinte: “como pode estranhar que vós, que não me conheceis, façais todas estas coisas contra mim se o fazeis também contra o Pai, e, apesar de terdes d’Ele uma grande experiência, o abandonais e correis atrás do Demônio?” Por isso chama-os de geração perversa: porque foram ingratos com seus benfeitores e se tornaram piores com os benefícios, que é o último grau da malícia”.
São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum
homilia 43, 1