Frei Gilson e Dom José Falcão refletem sobre os quatro Evangelhos e os Padres da Igreja. Parte V:
Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos.
Romanos 1, 24
Ele se voltará em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.
Mateus 25, 41
Seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus.
1 Coríntios 5, 5
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, 4 e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. 5 No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.
Efésios 1, 3-6
“É isso mesmo que se atesta no início de cada um dos quatro Evangelhos. Mateus é, com razão, representado pelo homem, pois inicia seu Evangelho com a genealogia humana de Jesus Cristo. Marcos é representado pelo leão, uma vez que inicia seu relato com a voz que clama no deserto. Lucas, por sua vez, é representado pelo bezerro, pois começa pelo sacrifício; João, por fim, é dignamente representado pela águia, porque parte da divindade do Verbo”
São Gregório Magno (540-604)
In Ezechielem, homilia 4
“Ninguém ignora que entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, os Evangelhos têm o primeiro lugar, enquanto são o principal testemunho da vida e doutrina do Verbo encarnado, nosso salvador. A Igreja defendeu e defende sempre e em toda a parte a origem apostólica dos quatro Evangelhos. Com efeito, aquelas coisas que os Apóstolos, por ordem de Cristo, pregaram, foram depois, por inspiração do Espírito Santo, transmitidas por escrito por eles mesmos e por varões apostólicos como fundamento da fé, ou seja, o Evangelho quadriforme, segundo Mateus, Marcos, Lucas e João”
Concílio Vaticano II
Constituição dogmática Dei Verbum, 18