Frei Gilson e Dom José Falcão falam sobre os critérios para interpretar a Palavra de Deus.
Critérios para interpretar a Palavra de Deus:
1 – Atenção ao conteúdo e à unidade da Escritura
13 Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14 Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, vai matar-me”. 15 E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes”. Então, o Senhor pôs em Caim um sinal para que, se alguém o encontrasse, não o matasse (Gênesis 4,13-15).
23 Lamec disse às suas mulheres: “Ada e Sela, ouvi a minha voz: mulheres de Lamec, escutai as minhas palavras: Por uma ferida matei um homem, e por uma contusão um menino. 24 Se Caim será vingado sete vezes, Lamec o será setenta e sete vezes” (Gênesis 4,23-24).
23 Mas, se houver outros danos, urge dar vida por vida, 24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25 queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe (Êxodo 21,23-25).
“Se um homem, tendo escolhido uma mulher, casar-se com ela, e vier a odiá-la por descobrir nela qualquer coisa inconveniente, escreverá uma letra de divórcio, lhe entregará na mão e a despedirá de sua casa” (Deuteronômio 24,1).
Critérios para interpretar a Palavra de Deus:
1 – Atenção ao conteúdo e à unidade da Escritura
2 – Ler a Escritura dentro da tradição viva da Igreja
29 O Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te para bem perto deste carro”. 30 Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías e perguntou-lhe: “Porventura entendes o que estás lendo?” 31 Respondeu-lhe: “Como é que posso, se não há alguém que me explique?”. E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele… (Atos dos Apóstolos 8, 28-31).
34 O eunuco disse a Filipe: “Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem?” 35 Começou então Filipe a falar, e, principiando por essa passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus (Atos dos Apóstolos 8,34-35).
Critérios para interpretar a Palavra de Deus:
1 – Atenção ao conteúdo e à unidade da Escritura
2 – Ler a Escritura dentro da tradição viva da Igreja
3 – Estar atento a analogia da fé
“Por analogia da fé entendemos a coesão das verdades da fé entre si e no projeto total da Revelação”
Catecismo da Igreja Católica, 114
Revelação
A Revelação é o conjunto das manifestações de Deus em favor da criatura humana
Verdades da fé:
– Santíssima Trindade
– Igreja
– Comunhão dos Santos
– Remissão dos pecados
– Ressurreição da carne
– Vida eterna