Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre Mateus 12,30 e um texto de São João Crisóstomo:

Mateus 12,30 (II) – Discussão sobre um milagre

ὁ μὴ ὢν μετ’ ἐμοῦ κατ’ ἐμοῦ ἐστιν, καὶ ὁ μὴ συνάγων μετ’ ἐμοῦ σκορπίζει.

 

“Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha”.

“Aquele que não junta comigo, não está comigo, não será comparado comigo, nem expulsará os demônios comigo; mas deseja, antes, espalhar o que é meu. Dizei-me: se tivésseis de lutar ao lado de alguém que se negasse a vos auxiliar, não estaria nisso mesmo contra vós?”

“O Senhor disse exatamente isto em outro lugar: ‘Quem não é contra vós, é por vós’ (Lc 9, 50). E essa passagem não está em oposição ao que se acaba de dizer. Porque aqui o Senhor fala do diabo, seu inimigo, e ali de um homem que estava em parte com seus discípulos, e de quem eles disseram: ‘Vimos um, que não anda conosco, expelir os demônios em teu nome’” (Mc 9, 38).

“Parece que quis falar aqui, de forma oculta, de alguns judeus, fazendo-os semelhantes ao diabo, porque eles, de fato, estavam contra Ele e espalhavam todos que Ele reunia. Mas é mais correto crer que falou de Si mesmo, posto que Ele era inimigo do Diabo e destruiu todas as suas obras”

São João Crisóstomo (347-407)
Homiliae in Matthaeum
homilia 41, 3