Dom José Francisco Falcão de Barros comenta o Evangelho de Mateus, versículo por versículo. Reflete sobre as passagens bíblicas de Mateus 7,13-14 e um texto do Pseudo-Crisóstomo:

Mateus 7,13-14 (II) – A porta estreita

Εἰσέλθατε διὰ τῆς στενῆς πύλης· ὅτι πλατεῖα ἡ πύλη καὶ εὐρύχωρος ἡ ὁδὸς ἡ ἀπάγουσα εἰς τὴν ἀπώλειαν καὶ πολλοί εἰσιν οἱ εἰσερχόμενοι δι’ αὐτῆς· τί στενὴ ἡ πύλη καὶ τεθλιμμένη ἡ ὁδὸς ἡ ἀπάγουσα εἰς τὴν ζωὴν καὶ ὀλίγοι εἰσὶν οἱ εὑρίσκοντες αὐτήν
 
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram”

“A porta da perdição é o Diabo, pela qual se entra no inferno. A porta da vida é Cristo, pela qual se entra no reino dos céus. Diz-se que o Diabo é a porta larga não porque seu poder se estenda muito, mas porque é dilatado pela licença da soberba desenfreada”.

“Também se diz que a porta estreita é Cristo não pela pequenez do seu poder, mas pelo recolhimento de sua humildade: porque Ele, que não cabe em todo o mundo, se encerrou na estreiteza do útero de uma virgem. O caminho da perdição é toda a iniquidade. Chama-se largo esse caminho porque não está sujeito a regra nem disciplina alguma e os que por ele andam seguem tudo o que os deleita”.

“O caminho da vida eterna é toda a justiça, e é estreito pelas causas opostas. Deve considerar-se que o que não anda pelo caminho não pode chegar à porta, e o que não anda pelo caminho da justiça é impossível que possa conhecer verdadeiramente a Cristo. Do mesmo modo, não pode cair nas mãos do Diabo senão aquele que anda pelo caminho dos pecados”

Pseudo-Crisóstomo (sec. V)
Opus imperfectum in Matthaeum
homilia 18