Dom José Francisco Falcão de Barros explica os Novíssimos: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso. O Paraíso 47. Faz uma reflexão sobre o Tratado do Purgatório (11 e 12), de Santa Catarina de Gênova:
São penas de amor
“As almas do purgatório, por outro lado, padecem esta fome, porque não conseguem ver o pão que poderia saciá-las, mas têm a esperança de vê-lo e serem saciadas por ele completamente; e assim padecem tanta pena quando deste pão não podem se saciar”
Tratado do purgatório, 11
Santa Catarina de Gênova
A alma que vai para o inferno
“Outra coisa que vejo claramente é que assim como o espírito limpo e puro não encontra outro lugar senão em Deus para o seu repouso, pois por Ele foi criado, da mesma maneira a alma em pecado não tem para si outro lugar que o inferno, que Deus lhe designou como seu lugar próprio. Por isso, no instante em que o Espírito se separa de Deus, a alma vai para o seu lugar correspondente, sem outro guia que não seja a natureza do pecado. E isso acontece quando a alma deixa o corpo em pecado mortal. E se a alma, naquele momento, não encontrasse aquela ordenação que procede da justiça de Deus, sofreria um inferno maior do que o inferno é, por se achar fora daquela ordenação que faz parte da misericórdia divina, que não dá a alma tanta pena como ela merece. É por isso que, não encontrando lugar mais conveniente, nem dos menores males para ela, se lançaria ali dentro, como se fosse seu próprio lugar”.
Tratado do purgatório, 12
Santa Catarina de Gênova
Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.
“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.
A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.