Dom José Francisco Falcão de Barros explica os Novíssimos: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso. O Paraíso 48. Faz uma reflexão sobre o Tratado do Purgatório (13 e 14), de Santa Catarina de Gênova:

 

A alma que vai para o purgatório
“Este é o caso no que se refere ao purgatório. A alma separada do corpo, quando não se acha naquela pureza, na qual ela foi criada, se vendo com tal impedimento, que não pode se livrar dele a não ser através do purgatório, de certo se lança nele com toda vontade. E se não encontrasse tal ordenação capaz de livrá-la deste impedimento, naquele instante, se formaria nela um inferno pior do que o purgatório, percebendo ela que não poderia se unir por aquele impedimento, a Deus, seu propósito. Esta união lhe é tão importante que, em comparação com ela, o purgatório lhe parece nada, muito embora já tenha sido dito que se assemelha ao inferno”
Tratado do purgatório, 13
Santa Catarina de Gênova

 

A alma que vai para o céu
“E ainda tenho a dizer que, como vejo, o paraíso não tem, por parte de Deus, nenhuma porta, a não ser que ali entra quem quer entrar, porque Deus é todo misericórdia, e volta para nós com os braços abertos para nos receber na sua glória. E vejo, também, perfeitamente, que aquela essência divina é de tal pureza e claridade, muito mais do que o homem pode imaginar, que a alma que tem em si uma imperfeição como uma partícula de pó, se lançaria de certo em mil infernos, antes de encontrar-se diante da presença divina com aquela mínima mancha. E entendendo que o purgatório está precisamente à disposição para remover esta mancha, se lançaria nele, como eu já disse, parecendo lhe encontrar uma grande misericórdia, capaz de livrá-la deste impedimento”
Tratado do purgatório, 14
Santa Catarina de Gênova

 

Luz da Vida:
O programa Luz da Vida nasceu da necessidade de proclamar o nome santo de nosso Senhor Jesus Cristo, de levar a todos os corações a certeza de que não existe outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos: Jesus Cristo.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Mt 8, 12). Foi essa passagem bíblica que inspirou a criação e o nome do programa, que tem uma finalidade simples e audaciosa: apresentar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Como Luz que ilumina a vida de todos nós.

A cada programa, Dom José Falcão de Barros apresenta um tema diferente, abordando questões espirituais e materiais da vida hodierna, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, da doutrina, do magistério e da tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.